1. Conteúdo importante em janelas pop-up - Hoje em dia mesmo os
usuários menos experientes já têm bloqueadores de pop-up ativados nos
navegadores. Se o conteúdo for realmente importante, não tente inventar
moda: coloque-o numa página normal e garanta que ele será visto por
todos os visitantes.
2. Animações de abertura - Quando o
usuário acessa um site, ele procura informação. Para ele, pouco importa
se você aprendeu técnicas super legais no seu curso de Flash, ele quer
acessar o site sem esperar. Por isso, evite as chamadas splash screens
a todo custo. Mas se você não tiver mesmo outra saída - ou quando seu
cliente insistir muito e não abrir mão da abertura - não esqueça de
colocar um link de "pular animação" (que funcione!).
3. Música no site -
Em alguns tipos de sites, especialmente naqueles voltados para o
público mais jovem, a música é uma ferramenta interessante. Porém, se
não for bem projetado, esse recurso pode, na verdade, criar uma má
impressão no usuário. Imagine se ele estiver escutando música? Ou se a
caixa de som estiver ligada com o volume muito alto? Aqui vale
novamente a dica: se não tiver outro jeito e a música for necessária,
não esqueça de incluir os controles de volume, pause e stop.
4. Site sem contato -
Seu site não deve ser uma ilha isolada do resto da humanidade. Se você
tem o que dizer na internet, deve dar às pessoas a chance de contatá-lo
para criticar, elogiar ou acrescentar algo às suas idéias. Coloque um
formulário e/ou um endereço de e-mail para o usuário entrar em contato.
Já publiquei aqui no InfoWester uma coluna falando sobre como
disponibilizar seu e-mail de forma eficiente no site.
5. Desabilitar o teclado -
Se você não quer que seu conteúdo corra o risco de ser roubado, não
publique-o na internet. Utilizar códigos em Javascript que bloqueiam o
teclado ou o clique do mouse não impede a ação de usuários mal
intencionados, e ainda atrapalha a navegação do visitante comum, que
nada tem a ver com suas preocupações.
6. Imagens mal tratadas -
Antes de publicar imagens e fotos, trate-as num editor de imagens da
maneira apropriada. Se for publicar uma galeria de fotos, por exemplo,
gere os arquivos das miniaturas no tamanho apropriado. Não exiba
imagens com tamanho diferente do original, ou seja, se a sua imagem tem
100x100 pixels, e você quer exibí-la com 50 pixels de largura, gere um
novo arquivo com as dimensões corretas. Imagens "estouradas" (como a do
logotipo do InfoWester ao lado) deixam a página feia e são mais
demoradas para carregar, pois o navegador precisa processar o novo
tamanho. Imagens com alta resolução também deixam a página pesada para
carregar, o que pode fazer seu visitante desistir e ir para outro site.
7. Site que não funciona em qualquer navegador -
Você que precisa se adequar ao computador do usuário, e não o
contrário. Quem utiliza outros navegadores que não o Internet Explorer
sabe bem como é frustrante acessar um site e não conseguir visualizar
seu conteúdo ou todos os seus recursos porque foram projetados só para
um navegador. Poucas pessoas têm a paciência de abrir outro browser
para continuar navegando no site, ou pior ainda: muitos nem têm outro
navegador instalado.
8. Não testar seus links - Você já
clicou num link que levou a uma página de erro? Já preencheu um
formulário e ficou sem saber se ele foi enviado ou não? Chato isso...
Não deixe que seu usuário tenha o mesmo problema: teste todas as suas
páginas, especialmente depois de publicar o site no servidor. Leia mais
no artigo Desenvolvimento do site: backup, testes e feedback.
9. Erros de português -
Se você quer que seu site seja levado a sério, disponibilize seu
conteúdo num português correto, sem erros de gramática ou digitação. É
claro que um erro ou outro pode escapar, afinal, errar é humano, mas se
esforce para evitá-los.
10. Disponibilizar um conteúdo que dependa de plugins -
Hoje em dia a grande maioria dos usuários possui todos os plugins mais
comuns instalados em seus computadores. Porém, não deixe que seu
conteúdo dependa exclusivamente da exibição desses recursos. O
visitante pode estar num computador mais antigo, ou ainda em algum
computador onde não possa instalar nenhum plugin, e assim o acesso ao
seu conteúdo fica comprometido. Sempre que possível, ofereça uma versão
em HTML "normal" da sua página.
11. Falta de atualização -
Não deixe que seu visitante se sinta numa cidade fantasma do
velho-oeste. Se você publica notícias no site, mantenha a atualização
constante. Se o seu conteúdo é sempre o mesmo e não tem muito o que
atualizar, dê sempre uma modificada nos detalhes do layout, adicione
fotos novas, enfim, deixei seu site movimentado.
12. Falta de cuidado com a tag -
Se você usa editores visuais, tome cuidado para não publicar uma página
com títulos como Sem Título, Documento Sem Título ou untitled.html. É
feio, dá a impressão de relaxo e descuido, e ainda prejudica seu site
nos mecanismos de busca.
13. Conteúdo sem referência -
Quando publicar conteúdo de outro site, não esqueça de dar os devidos
créditos ao autor, linkando a origem da informação, se possível.
Notícias sem créditos passam uma péssima impressão, e você ainda pode
acabar arrumando problemas com o verdadeiro autor da informação.
14. Navegação complicada -
Vivemos em um mundo agitado, onde as pessoas têm pressa. Elas querem
que sua página carregue rapidamente, forneça as informações que elas
procuram de forma quase instantânea e, caso precisem navegar, não
querem se sentir perdidas com um menu "alternativo". Às vezes apostar
no tradicional é a melhor forma de acertar, por isso projete os menus
de seu site de forma óbvia e objetiva.
15. Esta página está em construção -
Se você ainda não desenvolveu seu site completamente, não publique
páginas "em construção" ou "breve". GIFs animados então são o fim da
picada! Se o conteúdo ainda não está disponível, simplesmente não
coloque o link para ele.
creditos - Erika Sarti