Desenvolver sem documentar é muito arriscado
Durante o
processo de construção de um site, a tarefa de montar uma documentação
completa do início ao fim é raramente atendida. No entanto o registro
pode salvar um projeto.
Vamos falar sobre a necessidade de documentação, aspecto geralmente esquecido pelos desenvolvedores..
Apesar
de muitas empresas e até mesmo gerentes e líderes de projeto
desprezarem esta etapa, a documentação é cada vez mais importante e
deve acompanhar todo o processo. O responsável por essa atividade, que
deve iniciar no briefing e prosseguir até o final do projeto, é
justamente o líder ou gerente do projeto. Devem ser documentadas mesmo
as informações que pareçam irrelevantes.
Devem constar da
documentação de um projeto o briefing do projeto, a equipe do projeto e
suas atribuições, os wireframes do website, a documentação de
conformidade técnica, TODA e qualquer solicitação que o cliente faça
(eduque o cliente a sempre mandar suas solicitações por e-mail, pois
isto é prova documental) e, por final, a documentação dos testes
realizados.
Alguns documentos podem melhorar bastante a resolução de problemas que costumam ocorrer durante o processo:
Documentação
de incidentes: o gerente de cada projeto tem uma planilha onde anota
problemas que podem surgir durante o processo de criação do site, com
as devidas datas. Exemplos: um designer do projeto adoeceu e por isso o
resultado final atrasou três dias; o servidor de testes ficou fora do
ar por problemas técnicos por oito horas.
Este documento não é
mostrado ao cliente, a não ser quando há problemas causados pelo
próprio cliente. Exemplo: o cliente prometeu fotos e textos para uma
determinada data e não as entregou. Esse tipo de documentação é
importante para justificar eventuais atrasos na entrega de um site.
Documentação
de conformidade técnica: o líder do projeto (ou preferencialmente um
analista de sistemas) levanta todas as necessidades que norteiam os
sistemas de um site e faz um documento onde detalhadamente descreve
desde as tecnologias que serão utilizadas (e porque foram escolhidas),
até a modelagem dos bancos de dados e o fluxograma do sistema. Bem como
qualquer outra funcionalidade ou particularidade especial dos sistemas
do site.
Documentação de testes: os testes de usabilidade do
site (se ocorrerem) e os testes dos sistemas devem ser bem
documentados. Se a equipe não contar com um testador de usabilidade ou
de sistemas, é recomendável que terceirize esta parte. Por mais banal
que possa parecer a princípio, é muito importante e não deixa de ser
mais uma validação da qualidade do website desenvolvido. Como muitos
programadores costumam dizer, quem desenvolve não é a pessoa mais
apropriada para testar, pois instintivamente ela sabe onde estão os
furos, e passa batido por eles. Mas vale lembrar que um bom analista de
sistemas também está capacitado para fazer estes testes.
Uma boa
prática é evitar papéis. Então, ao final do projeto, transforme todos
os documentos do projeto em PDFs e grave um CD para cada projeto. Deixe
isso guardado pelo tempo que julgar importante. Vale lembrar que essa
documentação é um registro importante, para acompanhar a evolução de
metodologias e até mesmo da equipe. Quaisquer dúvidas, podem me
contatar.
Fonte: Webinsider