Diretor de criação da produtora japonesa Artless, Shun Kawakami já fez
projetos para as grandes Nike e Sony e, recentemente, participou de uma
entrevista para a publicação "Taschen 1000 Favorite Websites", lançada
no Brasil no final de 2003. Shun nos falou um pouco sobre como a
cultura de seu país se evidencia nas web arts, trazendo resultados
originais e expressivos e, paradoxalmente, explica como a tecnologia
pode se tornar um obstáculo na criação de sites.
1.
Todos sabemos que a cultura japonesa é bastante singular e expressiva.
Você acha estas características influenciam também o webdesign no Japão?
Com
certeza nossa cultura é muito original e, provavelmente, recebemos sim
suas influências no design. Além disso, nós não usamos só caracteres do
alfabeto ocidental nas web arts, mas também Kanji, Hiragana, Katakana e
outros ideogramas japoneses, que acabam reforçando a singularidade do
nosso design.
2.
Você possui grandes clientes no seu portifólio, como Nike e Sony. Na
sua opinião, quais são os desafios e dificuldades de trabalhar para
clientes de "peso"?
Na
verdade, não vejo nenhuma grande dificuldade nisso, apenas tentamos
fazer nosso melhor, sempre nos preocupando em manter uma boa qualidade
e muita criatividade!!
3.
O uso de tecnologias avançadas é um outro aspecto marcante no webdesign
japonês. Como você acha que os webdesigners de outros países, que não
possuem estes mesmos recursos, podem superar isso e desenvolver bons
sites?
O que seria um "bom
site", de fato?? Acreditamos que bons projetos web podem nascer
independentes de tecnologia! E mais: às vezes, tecnologia pode se
tornar um obstáculo se você se prende muito a ela, se fica dependente
disso para criar. A criatividade, por outro lado, não tem limites,
nossa imaginação pode ir aonde quisermos!
4.
Na sua opinião, qual é a característica mais forte e presente nos seus
trabalhos, assim como nos trabalhos japoneses em geral?
Hum...
acredito que seja o equilíbrio das cores que trazem harmonia ao site,
aliado à comunicação da interface com o usuário. Acho que o webdesign
japonês, em geral, vem-se tornando cada vez mais complicado porque os
designers estão constantemente preocupados com a corrida tecnológica,
que vêm acontecento muito rapidamente. Deveria haver maior
simplicidade, sensibilidade na hora da criação.
5.
Alguns de seus trabalhos foram selecionados pela editora Taschen na
publicação "Taschen's 1.000 Favorite Websites", lançado no final de
2003. Quais foram esses projetos? Conte-nos um pouco sobre a concepção,
a criação, os problemas e o resultado destes websites.
Em
"Taschen's 1.000 Favorite Websites", eu fui escolhido para representar
o Japão em uma entrevista contida no DVD que acompanha os exemplares.
Apresentei projetos que desenvolvi para a Nike, assim como outros
trabalhos que vinha desenvolvendo paralelamente. Nós da Artless temos a
seguinte filosofia, que envolve tudo que criamos: procurar sempre o
equlíbrio perfeito entre a estética e o funcional. Cultivar a mesma
curiosidade que tínhamos na infância e sempre correr atrás dos nossos
ideais são as coisas mais importantes para nós.
Fonte: BananaDesign