Créditos da imagem de Honorfoto
Uma maneira de
divulgar um site eficientemente a longo prazo é criar uma marca em volta do site,
utilizando elementos que diferencie seu site da maioria dos sites
existentes e que possam ser gravados na mente dos visitantes.
Isso pode ser feito de diversas maneiras como utilizando uma
logomarca bem feita, um design marcante ou apresentando o conteúdo de
uma maneira diferente.
Porém existe mais um meio de reforçar ainda mais sua marca na cabeça
do visitante que é a conexão emocional entre você, seu site e o
visitante.
Para que essa conexão seja possível é necessário que os visitantes
percebam que existe uma pessoa como eles por trás do site, com uma
cara, com sentimentos, que buscam os mesmos resultados, que passaram
pelos mesmos problemas ou que estão dispostas a lhes ajudar de alguma
maneira.
Uma vez que você consiga estabelecer essa conexão, você irá criar um
exército de pessoas que estarão dispostos a voltar ao seu site, deixar
comentários, recomendar para os amigos e até brigar por você.
Criando então o mais antigo e poderoso meio de divulgação conhecido como boca-a-boca.
Diga quem ésAs pessoas se identificam mais com outras pessoas quando sabem quem está por trás do que é publicado no site.
Você pode fazer isso incluindo uma pequena biografia no final de cada página, inserindo um gravatar (se o seu blog permitir) ou criar uma página com informações sobre o site, adicionar algumas fotos e falar um pouco sobre você.
Mostre sua personalidadeQuando estiver escrevendo, tente tornar o texto mais pessoal inserindo
seus sentimentos dentro do conteúdo que podem ser humor, amor, carinho,
sarcasmo, raiva, etc.
É claro que isso deve ser feito com moderação, levando em
consideração o tipo, conteúdo ou visitantes que acessam o site. Se você
exagerar na dose, poderá causar efeito contrário e despertar
sentimentos de desgosto ou raiva em seus visitantes. Você não vai quer
isso, vai?
Interaja com seus visitantesAlguns visitantes gostam de entrar em contato direto com a pessoa que
eles se identificam, por isso seria uma boa idéia você oferecer meios
de comunicação para que seus visitantes possam entrar em contato com
você.
Estes meios poderiam ser por comentários, Email, MSN, Comunidade no Orkut, Twitter, Chat, etc.
É claro que você deve avaliar o tempo que você dispõe para interagir
com seus visitantes. Digo isso porque alguns destes meios podem
consumir muito do seu tempo e acabar prejudicando o desempenho do seu
site em relação a criação de conteúdo.
Permita que seus visitantes façam parte do siteAs pessoas gostam de sentir que fazem parte de alguma coisa importante.
Portanto oferecer espaço no seu site para que eles também participem
pode criar a idéia de que eles fazem parte de uma tribo que falam a
mesma língua.
Uma forma de fazer isso é pedindo a opinião dos visitantes, apontar
links para os sites deles, responder aos comentários incentivando o
dialogo com outros visitantes, deixar que eles sugeriram conteúdo entre outras coisas.
Vez do visitanteE você, tem mais alguma dica para criar uma conexão emocional com os visitantes? Deixe seu comentário